Conheça 4 Hábitos Que te Fazem Perder Dinheiro e Você Deve Parar Agora Mesmo

Perder Dinheiro

Conteúdo do texto

Antes de tudo, sabemos que o principal objetivo de qualquer pessoa é ter uma excelente gestão financeira para lidar com as dívidas que possui. Contudo existem diversos hábitos que acabam fazendo-nos tender a perder dinheiro de forma rápida e fácil, sem nos atentarmos ao fato de que isso é mais um círculo vicioso que entramos, justamente por não termos uma gestão financeira eficiente.

Por esse motivo, especialmente em períodos de crise, é essencial buscarmos as melhores formas para controlar as nossas entradas e saídas, e assim, realizar bons investimentos, mas, sobretudo, de maneira consciente. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

A necessidade de obter uma gestão financeira eficiente

Antes de qualquer coisa, não é de se esperar que as pessoas estão cada vez mais endividadas em suas próprias contas, ou simplesmente não conseguem obter formas de crescer no degrau dos investimentos pelas limitações financeiras, e não menos do que isso, as dívidas que possuem todos os meses.

Por causa da crise da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) percebemos o quanto a economia se encontra completamente instável.

Por esse motivo, é crucial que adotemos meios cada vez mais práticos e conscientes a respeito de nossa saúde financeira, pois quanto mais compras adquirirmos sem um prévio planejamento financeiro maiores as chances serão de obtermos o famoso “bola de neve” lá na frente, trazendo novas dívidas para se acumularem com as antigas, nos impedindo ainda mais de conquistarmos um grande sonho: uma casa, um carro, uma viagem, um intercâmbio, e entre outros projetos e sonhos relacionados.

Portanto, nos tempos atuais vivenciados pela instabilidade do comércio e pelo isolamento social, é crucial prepararmos nossas entradas e saídas, para que sejam conduzidas de maneira financeiramente inteligente, te auxiliando a não perder dinheiro e prevendo as consequências (sejam elas benefícios ou malefícios) acerca do que se pretende comprar.

4 Hábitos que nos fazem perder dinheiro rapidamente

Agora que você já entende a importância de nos conscientizarmos sobre o assunto financeiro no momento atual, confira abaixo os principais hábitos que nos tornam escravos do nosso dinheiro e das contas que tendemos a pagar todos os meses, sem a possibilidade de conquistar algo novo.

1. Compras em excesso

Em geral, uma das formas mais conhecidas de perder dinheiro é realizar compras por impulso é um momento pelo qual quase todos nós já passamos. E o pior de tudo, é quando compramos unicamente pela emoção sem, às vezes, se dar conta de que não havia o valor para pagar no final do mês.

Esse comportamento demonstra, na verdade, um descontrole financeiro, contudo mais um descontrole emocional do que propriamente o financeiro. De forma prática, sabemos que as compras em excesso podem nos levar ao que geralmente chamamos de efeito “bola de neve”, onde a dívida se agrega às suas outras dívidas e torna o processo ainda mais complicado.

2. Sempre gastar todo o dinheiro que ganha

Uma ação completamente comum a pessoas que recebem o salário no início do mês é a questão de ter que gastar todo o seu dinheiro.

Contudo, sabemos que guardar dinheiro pode acabar sendo uma tarefa totalmente fácil, desde que se obtenha uma excelente gestão financeira, e uma meta a cumprir todos os meses. Essa meta pode ser um carro, uma viagem, investir em algo ou qualquer outra questão que você consiga fazer com o seu dinheiro guardado.

3. Demora em fazer investimentos

Em geral, sabemos que diversas pessoas ainda não possuem o hábito de investir, e muito menos entendem o real benefício e condução do mundo financeiro. Isso porque acabamos não tendo a prática de buscar aquilo que nos traz maior lucro, visando à burocracia e dificuldades que tendemos a acreditar que teremos no futuro.

Apesar de não ser totalmente a nossa culpa — visando que a nossa escola e nossos pais não nos ensinaram conceitos mais estratégicos sobre educação financeira — ainda assim podemos mudar esse hábito, e assim, começar a melhorar a vida de uma vez por todas. Não somente a conquistar excelentes investimentos no presente, mas como também conseguir realizar projeções futuras de lucro em longo prazo.

4. Falta de planejamento ineficiente

Sendo considerada uma das piores formas de nos auto sabotarmos é a questão de pensarmos que não conseguiremos fechar um bom planejamento financeiro. Essa ação provoca inúmeros malefícios e perda de dinheiro. Um exemplo a citar é a falta de oportunidade financeira de conseguir uma excelente casa para morar. Como seria o pagamento da entrada desse imóvel se você não possui dinheiro suficiente para essa ação?

Ou como poderá realizar a viagem de seus sonhos, se você não guardou dinheiro suficiente para os gastos que serão feitos durante a estadia? Aqui, podemos citar muitos outros exemplos, mas todos eles chegam à mesma conclusão: é simplesmente uma desculpa por não conseguirem juntar o financeiro necessário para conquistar esses sonhos.

Portanto, para que consigamos chegar nesse nível de consciência e gestão financeira, precisamos, antes de qualquer coisa, adquirir força de vontade e, principalmente, disciplina. Afinal, aos poucos conseguiremos chegar a nosso objetivo principal.

Principais dicas para você facilitar ainda mais o seu planejamento financeiro

Agora que você já entende a importância de adquirir uma consciência e educação financeira eficiente, confira abaixo as principais dicas para ter sucesso na sua gestão financeira e evitar perder dinheiro a partir de hoje:

• Sempre busque verificar o quanto realmente custa o que você deseja ter;
• Caso algum produto ou serviço que você queira adquirir seja bastante caro, sempre divida o valor com parcelas que vão caber no seu bolso nos próximos meses;
• Busque economizar cada centavo que adquirir, e lembre-se de não deixar de guardar a quantidade estipulada todos os meses;
• Após o fim do prazo, veja se o que você realmente queria no início do processo ainda continue sendo prioridade pra você, avaliando a questão do que realmente importa.
• Caso prefira, busque utilizar o valor desejado para conquistar outros sonhos, ou comprar o que realmente deseja no momento atual, com base na situação financeira que você disponibiliza.

Quais são os benefícios de uma excelente gestão financeira para a sua carteira?

Agora que você já entende a importância de ter um controle mais consciente do que entra e do que sai do seu negócio, confira abaixo as principais vantagens e benefícios:

1. Maior economia

Querendo ou não, quanto maior a necessidade de entender para onde o seu dinheiro está indo, mais observador e crítico você começa a se tornar, uma vez que começa a classificar a necessidade de se obter aquilo que estava desejando, ou não. Em consequência disso, observaremos que a economia terá mais participação na sua carteira financeira, pois você passará a gastar naquilo que realmente for necessário

2. Possibilidade de sonhar mais alto

Em consequência de uma excelente economia financeira, será a facilidade para se adquirir recursos que irão aumentar ainda mais o seu patrimônio familiar, como a conquista de uma casa, um carro, ou até mesmo o sonho de poder viajar, realizar intercâmbio, conhecer vários países e entre outros relacionados.

Ter consciência das entradas e saídas de seus recursos financeiros pessoais apenas lhe farão poupar dinheiro para focar naquilo que realmente for importante para você.

3. Mais felicidade

Em consequência de todos os itens citados acima, será a felicidade de poder conquistar aquilo tudo que sempre quis, e o melhor, sem apertar o bolso e nem mesmo se acumular em dívidas pelos próximos meses. Tudo é feito com base naquilo que você recebe mensalmente, logo avaliará suas condições financeiras com base na sua nova educação financeira para prover o necessário para adquirir.

4. Mais consciência financeira

Como resultado de todos os itens citados acima, é, definitivamente, a melhor consciência financeira acerca de seus rendimentos financeiros. A tendência, a partir disso, é saber focar no que há de mais importante: o seu dinheiro.

Tendo esse gosto por finanças, você entenderá que seus impulsos são meramente automatizados que lhe foi passado pela sociedade ou até mesmo pela família e que isso não se aplica a você, e principalmente, pelos objetivos pessoais ou profissionais que você deseja conquistar.

Cada pessoa tem projetos e sonhos diferentes, e eles só conseguirão sair do papel quando você passar a tratar o seu dinheiro como se fosse uma pessoa muito importante para a sua vida.

Conclusão

Gostou deste artigo? Antes de qualquer coisa, vimos que é de suma importância adquirir uma inteligência emocional extremamente eficiente para controlar os nossos impulsos de gastar e de querer sempre mais. Isso diminui ainda mais as chances de perder dinheiro.

Ao entendermos que o dinheiro não nos define, mas nós podemos definir o nosso dinheiro, a “chave muda”. Passamos a ser mais conscientes de nossos gastos e, definitivamente, passamos a priorizar aquilo que realmente podemos obter como valor para o resto de nossas vidas, a começar de um patrimônio eficiente.

Portanto, agora que você já sabe os hábitos que lhe farão ter ainda mais consciência financeira da sua carteira, e logo, saberá gastar os seus recursos da maneira certa, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e saiba como podemos te ajudar a ter uma educação financeira ainda mais eficiente.

Compartilhe este conteúdo

Simule seu investimento aqui

Oferecemos uma alternativa lucrativa para aplicar seu dinheiro de forma segura e profissional, com retorno consideravelmente superior ao de qualquer aplicação básica oferecida hoje no mercado.

Que tal acompanhar a performance dos nossos investimentos?

Preencha o formulário abaixo com seus dados e o valor do investimento (em US$) a ser simulado. Na sequência enviaremos no seu e-mail um link de acesso ao nosso sistema, onde você poderá conferir o quanto este dinheiro teria rendido nos últimos 12 meses.