6 Oportunidades De Investimentos Que a Alta Do Dólar Pode Trazer

oportunidades de investimento com alta do dólar
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Conteúdo do texto

Você sabia que existem oportunidades de investimento que a alta do dólar pode trazer, e tornar este ano muito mais vantajoso? Mesmo em um período de recessão como este, isso não é necessariamente um sinal ruim.

Essa alta do dólar está impressionando e assustando muita gente. Atualmente a quase R$5,50, o valor não precisa ter um significado negativo. Abordaremos como essa situação de alta pode trazer diversas oportunidades de investimento para você.

Em uma relação de oferta e demanda, o valor do dólar sobe em razão da alta procura de empresas e de outras pessoas pela moeda. Basicamente: muitos estão comprando dólares, e por este motivo ele permanece valorizando.

Apesar de significar perda de valor para o real brasileiro, existem diversas oportunidades de investimento que a alta do dólar pode trazer. A grande diferença entre o valor do dólar e real traz benefícios a quem faz investimentos internacionais.

Para conhecer melhor alguns investimentos vantajosos neste cenário de alta do dólar, leia este conteúdo até o final. Você entenderá melhor como não sair prejudicado mesmo com a valorização tão evidente desta moeda.

O porquê de o dólar estar tão em alta (e subindo)

Desde o início da pandemia, em um cenário de instabilidade na economia mundial, os investidores de todos os lugares passaram a considerar o dólar seguro.

Com uma grande insegurança econômica em todo o mundo, os investidores sempre escolherão investimentos mais seguros. Por consequência, moedas como o dólar e a libra se valorizam.

Isso ocorre porque os investimentos mais seguros, na percepção do investidor, se localizam nos EUA e na Europa. Países emergentes, como o Brasil, só são considerados em períodos mais estáveis da economia.

Em busca de segurança, todo o valor que antes era investido aqui torna-se destinado a outras regiões. Assim, a moeda se torna escassa no país, e como consequência, muito mais cara.

Mas a pandemia não foi o único fator que influenciou essa alta do dólar. Algumas outras circunstâncias também podem interferir, de maneira interna no Brasil, para o aumento do preço do dólar.

Primeiramente, existem diversos fatores que contribuem para esta oscilação no Brasil:

  1. A balança comercial: no Brasil, se a quantidade de dólares diminui, consequentemente o valor deles aumentam. Por este motivo, excesso de importações podem afetar e aumentar o preço do dólar em relação ao real.
  2. Gastos fora do país: quando o turismo internacional de brasileiros aumenta, o dólar tem a tendência a subir.
  3. EUA oferecendo altos juros: com isso, fica mais vantajoso para os investidores escolherem os Estados Unidos para investir. Com baixos investimentos no Brasil, o dólar sobe novamente.

A partir destes principais fatores, você pode começar a fazer investimentos a seu favor. Considere que, com a alta do dólar, os produtos brasileiros ficam com o preço muito menor no mercado externo. Assim, tornam-se uma opção considerável.

As oportunidades de investimento que a alta do dólar pode trazer

Somente em 2020, o crescimento do dólar foi de 29,33%, segundo a matéria do UOL. Custando mais de 5x o valor do real, investimentos que rendam valores em dólares são uma ótima ideia.

Confira algumas oportunidades de investimento que a alta do dólar pode trazer:

1. Ações de empresas estrangeiras

Além da grande perspectiva de crescimento que as multinacionais americanas possuem, ao receber a lucratividade em dólar você aumenta muito o valor inicial do seu investimento.

2. Investimentos em exportações

Com o real em baixa, o valor de produtos nacionais ao redor do mundo fica muito mais atrativo. Por isso, é uma excelente opção investir em negócios de exportações internacionais.

3. Renda fixa

Apesar da atual baixa da taxa Selic, a alta do dólar valoriza investimentos de renda fixa no país. Para atrair investidores, a taxa de juros tende a aumentar, e a tendência é que investimentos de renda fixa se tornem mais lucrativos.

Investimentos como o Tesouro Selic simplesmente estão muito fracos neste exato período. No entanto, se você quer saber a tendência futura, com a alta do dólar, é possível que em um futuro próximo ocorra um aumento nas taxas de juros.

Assim, a tendência que antes era de investimentos um pouco mais arriscados e internacionais mudará. Com a possibilidade de obter um bom retorno, é muito mais vantajoso optar por este tipo de investimento, uma vez que é mais seguro.

4.Turismo nacional

Já pensou em investir em turismo dentro do próprio país? Com a alta do dólar, os brasileiros passam a procurar por viagens aqui dentro mesmo, tornando o negócio muito mais rentável.

Portanto, se você busca um determinado tipo de empresa para investir, em um cenário pós-pandemia a oportunidade que o turismo nacional oferece é uma ótima opção.

5. Investimentos Cambiais associados ao dólar

Se a moeda permanecer em crescimento, é interessante investir em um fundo cambial. Trata-se de um investimento em que cerca de 80% ou mais do patrimônio é destinado à lucro a partir de oscilações na moeda.

A vantagem deste tipo de investimento é a segurança na qual seu dinheiro estará com uma moeda mais forte e estável. Por outro lado, talvez este não seja o momento ideal se seu objetivo for lucrar com o investimento.

Isso porque com a alta já excessiva, e com a recuperação da economia brasileira diante da vacinação, a tendência do dólar é cair em 2021.

No entanto, considerando um cenário de longo prazo, o investimento ainda é considerado vantajoso por prover muito mais segurança ao patrimônio. Se você sempre desejou investir em dólar, este pode ser o investimento ideal.

6. Contratos futuros de dólar

Trata-se de uma opção de investimento para você que deseja lucrar com a alta do dólar. Nestes contratos, é possível investir seu dinheiro, comprando dólares e retirando no momento em que o contrato expirar, obtendo lucro com a valorização.

No entanto, se houver a desvalorização da moeda, você terá de arcar com prejuízos, da mesma maneira. Por isso, cabe a você, no momento de escolher o contrato, definir o tempo em que seu dinheiro ficará investido.

Na hora de escolher este investimento, você pode optar por dois tipos de contratos:

  • Minicontrato: recomendado para pessoas físicas que desejam investir quantias pequenas.
  • Contratos cheios: para investidores mais experientes, que investem quantias mais relevantes.

Riscos da alta do dólar para os investimentos

Você também precisa estar atento aos investimentos que não estão valendo a pena com a alta do dólar. Além disso, com a constante oscilação da moeda atualmente, algumas perdas podem ocorrer:

Futura valorização do real e mercado brasileiro

Fique atento com os contratos futuros de dólar. Apesar de ter trazido uma alta taxa de rendimento nos últimos anos, pode deixar de ser vantajoso nos próximos.

Em virtude da grande valorização, investidores podem voltar a considerar o Brasil como um bom local para investimento pelos baixos preços, valorizando, assim, o real.

Aumento da inflação

Apesar de boas tendências futuras, com a atual valorização do dólar, a inflação pode crescer muito no Brasil. Isso, somado aos atuais baixos juros, fazem alguns investimentos de renda fixa se tornarem péssimas opções.

O ideal é fazer os cálculos da relação entre a inflação e o valor que de rendimento no seu investimento de renda fixa. Muitas vezes, apesar de apresentar uma taxa alta de valorização, o negócio trará pouco retorno, por causa da grande inflação. Você perderá poder de compra.

Queda de produtos internacionais e importações

É provável que as multinacionais, no Brasil, apresentem certa diminuição em suas receitas, futuramente. Como agravante, a pandemia ainda foi responsável pela recessão geral do mercado.

Portanto, talvez não seja um momento interessante para investir em produtos importados. Se você já trabalha com este tipo de negócio, esteja ciente que a perspectiva é de uma queda ainda maior.

Por este motivo, é importante diversificar, sempre, os investimentos. O mercado nacional terá uma tendência muito melhor de recuperação, uma vez que os próprios brasileiros vão recuar nas importações.

Se você deseja investir em um negócio nacional, de revenda ou mesmo iniciar um empreendimento, esta oportunidade pode ser muito boa para começar. Com a vacinação, o brasileiro voltará às compras diretamente nas empresas daqui.

O que esperar para 2021

Considerando o ano de 2020 extremamente atípico para investimentos, quem escolheu esperar por 2021 talvez possa ter uma visão mais precisa da economia. Isso porque até meados do ano passado, nem sequer havia perspectiva de melhora na situação. Atualmente, pelo contrário, já possuímos a vacina e uma perspectiva melhor de futuro.

Sendo assim, é interessante, neste ano de 2021, esperar por um aumento nos juros, facilitando investimentos mais conservadores. Em um âmbito mundial, a recuperação econômica que está por vir facilitará a atração futura de investimentos para o país.

No entanto, se você deseja começar a investir no momento atual, saiba que a baixa das ações brasileiras (de acordo com a matéria da Valor podem ser um bom indicador de crescimento futuro.

Com o grande valor do dólar (que já gera uma tendência de evolução nos produtos nacionais) e o baixo preço das ações, a lucratividade é muito mais segura. Mesmo não obtendo um faturamento em dólar, é também interessante considerar o investimento em ações nacionais, futuramente.

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Simule seu investimento aqui

Oferecemos uma alternativa lucrativa para aplicar seu dinheiro de forma segura e profissional, com retorno consideravelmente superior ao de qualquer aplicação básica oferecida hoje no mercado.

Que tal acompanhar a performance dos nossos investimentos?

Preencha o formulário abaixo com seus dados e o valor do investimento (em US$) a ser simulado. Na sequência enviaremos no seu e-mail um link de acesso ao nosso sistema, onde você poderá conferir o quanto este dinheiro teria rendido nos últimos 12 meses.