5 Métodos Para Poupar Dinheiro Rapidamente e o Que Fazer Para Render Mais

métodos para poupar dinheiro
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Conteúdo do texto

Muitos brasileiros desejam aprender métodos para poupar dinheiro rapidamente, no entanto, poucos conseguem fazer isso. Mas por que motivo isto acontece?

Em geral, existem muitos motivos que levam os brasileiros a não poupar seu patrimônio e nem investir para render mais. Mas os mais comuns deles são:

· Falta de priorização de metas;
· Falta do hábito de poupar; e
· Orçamento muito apertado.

Além disso, existem aqueles que acreditam que poupar demanda um período muito longo e ainda uma grande quantidade de dinheiro. Mas tudo isso não passa de mito.

Qualquer pessoa pode poupar dinheiro rapidamente e buscar alternativas para que ele renda mais. Mesmo as mais pobres. E investir é o seu melhor aliado para que a renda cresça ainda mais.

Neste artigo iremos mostrar alguns métodos que podem ajudar você a poupar dinheiro rapidamente e como fazer para ele render mais. Leia e compartilhe com seus amigos!

Como poupar dinheiro rapidamente?

Vamos começar do início, explicando com mais detalhes o que é poupar dinheiro.

Esta atitude consiste em separar uma parte de seus ganhos com uma determinada frequência, com o objetivo de realizar uma meta ou um sonho, como, fazer uma grande viagem ou comprar um imóvel.

É como o desenvolvimento de qualquer hábito novo. Para aprender métodos para poupar dinheiro, é preciso repetir o ato em um determinado período designado por você, para que se torne uma rotina.

Outra coisa positiva que vem com este novo hábito é a prática de avaliar regularmente as suas finanças pessoais, podendo realizar ajustes necessários.

Poupar dinheiro traz ainda outra vantagem que é manter uma reserva de emergência para o caso de passar algum aperto, como perder o emprego, por exemplo. Assim, você poderá se sustentar por um determinado período usando este valor.

Uma pesquisa feita pelo CNDL e pelo SPC Brasil, usando como referência o mês de julho de 2018, apontou que somente 18% dos brasileiros conseguiram poupar parte de suas receitas naquele período.

Entre os motivos principais para este comportamento estão a ausência de renda ou de dinheiro (15%), alguns imprevistos (17%) e a falta de planejamento do orçamento doméstico (14%). Esta pesquisa é mais uma que mostra que os brasileiros não têm mesmo o hábito de poupar.

Como poupar ganhando pouco?

Como já foi dito, é possível poupar dinheiro rapidamente ganhando pouco. Você precisa começar economizando um pouco e, com o tempo, aumentar gradativamente a quantia. Lembre-se sempre que pouco é melhor do que nada.

Para isso, você precisa encontrar maneiras para otimizar o seu orçamento doméstico. Por isso é muito importante planejar.

Comece fazendo uma avaliação de tudo aquilo que você ganha e quais foram as suas despesas nos últimos meses. Com isso pronto, é possível ter uma visão geral, mostrando onde você pode cortar ou reduzir gastos. Esta é uma maneira de começar a poupar dinheiro rapidamente.

Para aprender a poupar dinheiro rapidamente é preciso adiar os prazeres momentâneos em prol de um objetivo maior. Não é necessário cortar coisas que podem tirar o seu conforto abruptamente. É só definir o que é supérfluo e o que é importante.

Após ajustar seu orçamento, é a hora de definir qual percentual da renda que você recebe será reservado todos os meses. Em geral, os especialistas dizem que o ideal é guardar 10% do que se ganha mensalmente.

É preciso separar esse valor antes de começar a pagar as dívidas e contas. Assim, evita-se que este dinheiro seja usado de outras maneiras.

Métodos para poupar dinheiro rapidamente

Para poupar seu dinheiro rapidamente, temos algumas dicas:

1. Defina metas e objetivos:

Um objetivo é o que você quer conquistar em um determinado tempo. Meta é um tipo de alicerce para que você consiga conquistar o objetivo. O objetivo precisa:

· Ter um prazo para conclusão;
· Ser mensurável; e
· Ser específico.

Desta forma, você precisa saber qual é o exato objetivo para querer poupar dinheiro rapidamente.

2. Entenda qual é a sua realidade financeira:

Conhecendo a sua realidade financeira, é possível direcionar suas atitudes para as próximas maneiras de poupar dinheiro rapidamente. É importante que você entenda sua realidade financeira pelos seguintes motivos.

Conhecer o ponto de partida é tão importante quanto saber aonde chegar; desta forma você sabe quais suas necessidades e poderá pensar sobre os objetivos; e
ao entender qual sua realidade financeira, você pode definir metas plausíveis para poupar. Sabendo qual a sua realidade financeira, você conseguirá escolher as melhores estratégias para poupar dinheiro rapidamente. Isso através de:

  • Listar as suas despesas principais;
  • Dividir os gastos nas categorias: investimentos, desejos e essenciais;
  • Entender qual é o seu modelo de gastos;
  • Analisar o seu balanço mensal (receitas menos despesas); e
  • Fazer um diagnóstico real sobre a sua situação financeira.

3. Defina um período:

Depois de definir qual a razão que você deseja poupar dinheiro rapidamente, é preciso definir ainda o tempo necessário. Uma coisa está relacionada a outra, pois a estratégia para poupar será completamente diferente tendo em vista o período determinado.

Quanto mais tempo você tiver para poupar uma determinada quantia, mais fácil será atingir este objetivo e menos sacrifícios você irá fazer.

4. Registre seus gastos:

Registrar todos os seus gastos precisa ser um hábito em sua rotina, como é escovar os dentes. Se não for assim, você não conseguirá entender para onde o seu dinheiro está indo e nem poderá traçar seus planos de ação. Para se organizar financeiramente para poupar dinheiro rapidamente é preciso conhecer todos os passos de suas finanças.

Sendo assim, ao compreender seu perfil de consumidor e seus hábitos de gastos, você poderá rever possíveis exageros ou compras desnecessárias e economizar em coisas que permitam diminuir os gastos.

5. Crie metas para poupar:

Para poupar dinheiro todos os meses é fundamental definir suas metas de poupança. Os especialistas indicam que seja pelo menos 10% da renda líquida mensal, com impostos descontados.

No entanto, se você quiser poupar dinheiro rapidamente, pode ter metas mais ousadas. Mas se estiver em dificuldades financeiras no momento, pode economizar menos de 10% da sua renda.

Como fazer para que o meu dinheiro poupado renda mais?

Poupar dinheiro rapidamente é muito bom, mas há fatores que fazem com que seu dinheiro não renda tanto. Um deles é a inflação. Ela consegue diminuir o poder de compra do seu dinheiro a cada ano.

Com isso, você vai precisar de uma quantia maior para alcançar seus objetivos. Sendo assim, apenas poupar não é a atitude mais indicada. Você precisa fazê-lo render. E é aí que entram os chamados investimentos, como o Tesouro Direto, os CDBs e os LCIs, que são de renda fixa.

Quando você adquire algum destes investimentos, uma taxa de rendimento anual é fixada. Desta forma, você saberá com certeza quanto o dinheiro que você teve trabalho para poupar rapidamente irá render até o momento do resgate.

Sendo assim, para poupar dinheiro rapidamente e fazer com que ele renda mais é preciso investir, para que ele cresça realmente. Guardar na caderneta de poupança não é uma grande vantagem, como muitos podem achar.

Investindo em renda fixa, você pode conseguir quase o dobro do total que a poupança pode oferecer. Embora seja a forma de guardar dinheiro mais conhecida dos brasileiros, o retorno financeiro que ela oferece está cada vez menor. Tudo isso por causa da queda de juros .

Por isso que o ideal é poupar dinheiro rapidamente e investi-lo em alternativas, como os já mencionados CDB e Tesouro Direto. Com eles, a tendência é de que o seu dinheiro renda mais.

Os investimentos de renda fixa contam com a ajuda dos chamados juros compostos. Isso quer dizer que o rendimento do dia de hoje será calculado sobre o total investido mais aquilo que rendeu no dia anterior. Sendo assim, você ganhará juros sobre juros.

No entanto, é importante ressaltar que os investimentos de renda fixa têm alguns custos, como o Imposto de renda e a taxa de custódia. Mesmo assim, eles ainda rendem mais do que a caderneta de poupança.

Outra dica é que, para investir o seu dinheiro poupado, a melhor escolha deve ser procurar por investimentos que ofereçam 100% do CDI no mínimo.

Como fazer esse investimento? Vamos ao passo a passo:

  1. · Abra uma conta em uma corretora de valores, informando seus dados pessoais. Crie um login e uma senha e aguarde o retorno da corretora por e-mail;
  2. · Faça uma transferência de dinheiro da sua conta bancária para a da corretora através de TED com a mesma titularidade;
  3. · Acesse sua conta na plataforma da corretora e conheça todos os investimentos disponíveis e suas respectivas taxas;
  4. · Entenda o seu perfil de investidor antes de começar qualquer investimento. Faça um teste para saber qual é o seu perfil. Assim, você irá saber quais investimentos são mais recomendados para você; e
  5. · Escolha qual ou quais aplicações você irá investir. Verifique dados como a taxa de rentabilidade, o aporte mínimo e o prazo de resgate. Depois, é só selecionar o valor que você irá investir e clicar em “Comprar”.

Gostou do artigo? Vai utilizar um desses métodos para poupar dinheiro rapidamente e para fazê-lo render mais? Deixe seu comentário ou sua dúvida abaixo e compartilhe o artigo com seus amigos!

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Simule seu investimento aqui

Oferecemos uma alternativa lucrativa para aplicar seu dinheiro de forma segura e profissional, com retorno consideravelmente superior ao de qualquer aplicação básica oferecida hoje no mercado.

Que tal acompanhar a performance dos nossos investimentos?

Preencha o formulário abaixo com seus dados e o valor do investimento (em US$) a ser simulado. Na sequência enviaremos no seu e-mail um link de acesso ao nosso sistema, onde você poderá conferir o quanto este dinheiro teria rendido nos últimos 12 meses.

Rolar para cima