Algumas Dicas de Como Não Perder Dinheiro Que Você Deveria Aprender Imediatamente

Como não perder dinheiro

Conteúdo do texto

Perder dinheiro é uma das maiores preocupações das pessoas atualmente. Seja quem já tem um patrimônio estabelecido ou quem deseja começar a ter sua renda, a atenção está redobrada em como não perder dinheiro.

Com isso, existem algumas práticas importantes para isso não acontecer. São dicas que podem ser aplicadas por quem já tem inteligência financeira ou quem está dando os primeiros passos. De qualquer forma, seguindo as dicas, seu dinheiro não será perdido. Vamos começar?

Dicas de como não perder dinheiro

Não busque apenas as soluções mais fáceis

Alcançar a independência financeira e não perder dinheiro são duas ações que se conectam. Algumas das melhores soluções para não se perder dinheiro envolvem disciplina e constância.

Para isso, é necessário investir em um bom planejamento financeiro, estruturar uma reserva de emergência, estudar alternativas de investimentos e muito mais. Atalhos podem gerar prejuízos ou soluções que não atendam ao que você precisa no momento.

Tenha atenção aos juros

Essa é uma das formas mais fáceis de se perder dinheiro. Seja o pagamento atrasado de uma conta ou o custo de um empréstimo, os juros mudam um cenário completamente.

Por isso, tenha atenção aos juros para não perder dinheiro e pagar algo além do esperado. Em determinadas ocasiões, o valor pode ser o dobro do que a quantia inicial (em algumas modalidades de empréstimos, por exemplo).

Evite dívidas a todo custo

Essa dica tem a ver com a anterior, mas deve ser reforçada para quem não deseja perder dinheiro. Seja você uma pessoa que já tem um montante guardado ou deseja iniciar isso, evite dívidas.

Isso acaba impactando seriamente o seu planejamento financeiro e fazendo você perder dinheiro. Uma forma de minimizar os danos disso é “organizando as dívidas”. Se tem mais de uma, avalie a que vai custar mais em longo e médio prazo. Entenda suas opções e pague de forma inteligente.

Trace uma estratégia

Outro ponto essencial é traçar uma estratégia financeira. Uma das formas de perder dinheiro é não entendendo o motivo de economizar nem os gastos feitos.

Tenha sempre em mente o caminho que o dinheiro deve circular na sua vida. Se é um salário, qual valor vai ser destinado para qual finalidade. Se é uma quantia extra, pense antes de resolver gastar. Avalie de acordo com os seus objetivos.

Invista em um planejamento financeiro

Estruturar essa ação pode ser um bicho de sete cabeças para muitas pessoas, mas para outras trata-se de um hábito. Investir em um planejamento financeiro é a forma que permite não perder dinheiro de forma constante.

Isso acontece porque você tem uma meta envolvida, um objetivo estabelecido. Isso quer dizer que mesmo que saia do planejado, vai retornar em direção ao que havia estabelecido anteriormente.

Cuidado com o cartão de crédito

Uma das formas mais fáceis de perder dinheiro é parcelar um valor no cartão de crédito. O custo do parcelamento não compensa no final, uma vez que há um valor implícito dos juros.

Além disso, caso atrase o pagamento do cartão, o prejuízo é maior ainda. Neste caso, os juros do cartão de crédito são um dos mais altos do país. De acordo com dados divulgados pelo Banco Central, os juros do cheque especial aumentaram de agosto para setembro. Enquanto o primeiro mês estava com 112,9%, o segundo ano atingiu o patamar de 114,2%.

Os juros médios do rotativo do cartão de crédito tiveram queda neste cenário. De 310,2% para 307,9% comparando com o mês anterior. Ou seja, trata-se de um meio que gera muita perda de dinheiro.

Uma forma inteligente de usar o cartão de crédito é usar com planejamento e usando o programa de pontos do cartão. Assim, mesmo com os gastos, ainda há um retorno para você por meio das compras com o cartão de crédito.

Evite prejuízos com gastos desnecessários

Uma das formas de perder dinheiro é através dos gastos desnecessários. Lembra quando mencionamos anteriormente o planejamento financeiro como ferramenta para evitar isso?

Os gastos desnecessários surgem mesmo com a melhor organização financeira. Porém, com uma reserva financeira e um planejamento estruturado, esse gasto vai ter um impacto menor nos seus planos.

Invista em várias fontes de renda

Esta dica é para quem deseja investir. Para começar, evite focar em um só tipo de investimento pois isso pode te fazer perder dinheiro.

Neste caso, não há um prejuízo em si, mas o não rendimento da quantia investida. Não se trata apenas de ter um retorno rápido, mas de forma inteligente e constante. E saber avaliar com rapidez e assertividade a melhor forma de reverter o cenário.

Tenha paciência nos seus investimentos

Agora que começamos a falar sobre investimentos, tenha paciência para obter os resultados das suas ações. Neste caso, tenha uma preocupação maior em atingir as metas que você estabeleceu.

Isso acontece muito com o mercado de ações, uma vez que há muita instabilidade, mas ao mesmo tempo os retornos são mais rápidos. Este cenário dinâmico é indicado por quem já tem experiência com investimentos.

Comece aos poucos

Seja qual for a sua ação, não queira fazer tudo e atingir o topo logo de cara. Este tempo de aprendizado requer paciência para passar por etapas de aprendizado, essenciais para o sucesso a longo prazo.

A melhor forma de não perder dinheiro é por meio deste começo. Entender aos poucos como funciona estas ações e como isso é impactado por fatores externos é essencial para ter uma independência financeira.

Para empreender, é necessário pensar como empresa

Se você tem o seu próprio negócio, vale ressaltar que é necessário separar a pessoa física da pessoa jurídica. Este cenário é cada vez mais comum e o principal erro é misturar os dois perfis.

Entenda que esta separação é fundamental para o seu sucesso como empresa e melhorar o seu gasto como pessoa física. Parte do planejamento financeiro envolve ter a previsão das entradas assim como os gastos futuros.

Gaste dentro de um teto

Outro ponto que ajuda a não perder dinheiro é sempre ter gastos abaixo da sua condição financeira. Tendo gastos em excesso, você pode acabar se prejudicando.

O dinheiro vai embora sem ao menos você perceber de onde está saindo este gasto. Reavalie para o que você está destinando seu dinheiro e comece hoje a observar isso com mais atenção.

Invista em conhecimento

Outro ponto essencial para não perder dinheiro é apostar no autodesenvolvimento. Leia livros sobre o assunto, busque referências de conteúdo e sempre se mantenha atualizado.

Isso é importante para direcionar melhor você nas soluções que busca e para atingir metas. No YouTube há alguns canais que ensinam desde o básico até o avançado sobre finanças pessoais.

Veja alguns livros que vão ajudar nisso:

  • Os segredos da mente milionária (T. Harv Eker);
  • Quem pensa enriquece (Napoleon Hill);
  • Quanto custa ficar rico – O guia definitivo para a tão sonhada liberdade financeira (Paulo Portinho);
  • 12 meses para enriquecer – O plano da virada (Marcos Silvestre);
  • Pai rico, pai pobre (Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter);
  • O milionário mora ao lado – Os surpreendentes segredos dos ricaços americanos (Thomas J. Stanley e William D. Danko);
  • O homem mais rico da Babilônia (George S. Clason);
  • Dinheiro os segredos de quem tem (Gustavo Cerbasi);
  • Trabalhe 4 horas por semana (Timothy Ferriss);
  • Empreendedores inteligentes enriquecem mais (Gustavo Cerbasi);
  • Como organizar sua vida financeira (Gustavo Cerbasi);
  • Adeus, aposentadoria (Gustavo Cerbasi);
  • Investimentos inteligentes;
  • Primo Rico (Thiago Nigro);
  • Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso (Nathalia Arcuri).

Use referências para entender os melhores investimentos

Se você nem sempre vai estar familiarizado com as informações externas e como isso impacta seu investimento. Tenha sempre um mentor ou um guia nessas escolhas.

Temos vários especialistas que sempre explicam as principais mudanças que acontecem no mundo e como isso afeta os negócios. Vale sempre acompanhar estas pessoas e buscar entender mais e melhor.

Tenha planos em conjunto

Uma outra forma de perder dinheiro é não incluir pessoas próximas nos seus planos. Se for casada(o), tiver filhos ou qualquer outra relação, sempre pense em conjunto. Essa união de propósitos é o que fará a diferença entre o sucesso ou o fracasso das suas ações.

Para isso, avalie sempre em conjunto seu planejamento financeiro. Se tem metas de curto e longo prazo, use isso a seu favor na hora de realizar ou não uma ação. Além disso, sempre invista em atualizar as pessoas envolvidas da situação atual do planejamento.

Não perder dinheiro é uma das maiores preocupações das pessoas. Mas para evitar isso, é necessário que você tenha constância e desenvolva uma mentalidade financeira poderosa. Seja quanto for a sua renda, seja como empregado ou autônomo, há oportunidades de alcançar a liberdade financeira.

Entenda a sua situação e faça o melhor que puder com o que você tem disponível. O começo pode ser mais complicado, mas é o primeiro passo para se alcançar o sucesso.

Tenha constância nas ações, independente dos desafios. Isso é o que vai diferenciar quem atinge sua meta financeira ou quem vai sofrer com qualquer imprevisto que aconteça.

Compartilhe este conteúdo

Simule seu investimento aqui

Oferecemos uma alternativa lucrativa para aplicar seu dinheiro de forma segura e profissional, com retorno consideravelmente superior ao de qualquer aplicação básica oferecida hoje no mercado.

Que tal acompanhar a performance dos nossos investimentos?

Preencha o formulário abaixo com seus dados e o valor do investimento (em US$) a ser simulado. Na sequência enviaremos no seu e-mail um link de acesso ao nosso sistema, onde você poderá conferir o quanto este dinheiro teria rendido nos últimos 12 meses.