Como Investir em Bitcoin e Quais os Benefícios Que a Criptomoeda Apresenta

Bitcoin

Conteúdo do texto

O Bitcoin é a primeira moeda virtual criada no mundo e pode ser usada para a compra de serviços, produtos e quaisquer outros itens em locais que aceitam Bitcoins. Uma das grandes diferenças é que o Bitcoin não possui uma moeda ou cédula física. Por ser 100% digital, é normal que muitas pessoas fiquem com dúvida sobre como investir. Não é para menos.

O universo das criptomoedas é muito diverso e pode ser uma aventura promissora para quem tem interesse no mercado financeiro digital. De maneira resumida, uma criptomoeda é um tipo de dinheiro – como outras moedas com as quais convivemos cotidianamente – com a diferença de ser totalmente digital. Além disso, ela não emitida por nenhum governo, como é o caso do real ou do peso por exemplo.

As criptomoedas podem ser usadas com as mesmas finalidades do dinheiro físico em si. As três principais funções são servir como meio de troca, facilitando as transações comerciais; reserva de valor, para a preservação do poder de compra no futuro; e ainda como unidade de conta, quando os produtos são precificados e o cálculo econômico é realizado em função dela.

Evolução social: do escambo nos primórdios da humanidade ao Bitcoin

Nos primórdios da sociedade, utilizar uma moeda era uma ideia completamente revolucionária. Demorou alguns milhares de anos para os primeiros grupos de humanos desenvolverem um sistema bastante rudimentar de trocas e atividades econômicas. O escambo, onde se trocava objetos, serviços e alimentos perdurou por muito tempo até que um sistema monetário tomasse forma.

É incrível que pensar na evolução do dinheiro e em como ele se transformou ao longo do tempo. Com o desenvolvimento de segmentos da sociedade, hoje, grandes indústrias, a concordância na atribuição de valor aos produtos e serviços tornou-se uma forma um pouco mais justa de precificar as coisas.

Século XXI e as moedas estão muito além da prata, ouro e papel. A aceleração digital modernizou os sistemas financeiros mundiais e vivemos hoje uma grande mudança neste quesito. O grande salto ao lidar com o dinheiro transformou-se em uma aplicação bilionária e muitas pessoas de fato mudaram de vida. A valorização da Bitcoin foi surpreendente e mesmo levantando especulação de mercados mais tradicionais, não deixou de ser um formato interessante de desenvolvimento financeiro.

É seguro investir em Bitcoins?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a segurança de se investir na moeda Bitcoin. A resposta pode surpreender! O Bitcoin é mais seguro do que qualquer outro dinheiro. Os servidores apurados do Bitcoin foram programados de maneira muito inteligente com tecnologia de ponta. Uma verdadeira revolução no sistema de segurança mundial. Assim, atacar a rede Bitcoin pode ser considerada uma missão impossível, pois demandaria milhões de computadores ao redor do mundo trabalhando juntos. Fato um pouco improvável diante a grandeza da tecnologia blockchain de um dos servidores mais potentes do mundo.

Você tem um grande poder em suas mãos. O poder de investir. Saiba como!

O que é blockchain

O blockchain é um banco de dados que fica na internet, armazenado de forma pública, sem um controle central. O blockchain foi criado para distribuir a informação de forma transparente e 100 % auditável. O blockchain é, sem sombra de dúvida, uma das tecnologias por trás da criptomoeda Bitcoin.

Qual é o valor da Bitcoin?

O Bitcoin sofre alterações diárias e segue a lei da oferta e da demanda, assim como todas as outras moedas do mundo. Porém, ao contrário das outras moedas, sua oscilação acaba sendo pior, pelo fato de ser uma moeda limitada, popular e que segue a referência do dólar norte americano. É muito difícil cravar o valor do Bitcoin pela sua volatilidade imensa, mas, atualmente, seu valor está aproximado em 250.000,00 por unidade da criptomoeda.

Vale a pena investir em Bitcoin?

Assim como outros ativos como ações, imóveis e ouro, a lei da oferta e demanda do mercado é crucial para que a Bitcoin tenha valorização. A expectativa de ganho de valor está relacionada ao número de interessados pela moeda. A adoção do Bitcoin como reserva financeira, ou meio de transação pelo maior número de pessoas possível é o que garante a receita de sucesso da valorização. Nesse sentido, as perspectivas são positivas, pois por ser uma moeda limitada, atrai constantemente interesse e desejo dos investidores até então mais conservadores. Vale se lembrar: todo investimento envolve riscos e depende muito do seu perfil de investidor agir da maneira correta.

O Bitcoin atraiu investidores globais

O sucesso do Bitcoin tem uma razão interessante, afinal, o Bitcoin é uma moeda deflacionária. A oferta de Bitcoins disponíveis no mercado é limitada e a quantidade de moedas em circulação só diminui com o passar do tempo. Mas isso não quer dizer que seja impossível adquirir Bitcoins, ou, pelo menos, parte de uma das criptomoedas estão cada vez mais presentes no mundo financeiro e a tendência é crescer cada vez mais. O Bitcoin também está sendo usado por investidores, se consolidando mundialmente como uma saída para possíveis crises que possam acontecer nos mercados mais tradicionais.

Dicas importantes para investir em Bitcoin

Antes de investir em Bitcoins, algumas características do perfil de investidor em criptomoedas devem ser analisadas. Será que esse tipo de investimento faz realmente o seu perfil? Qual mercado é mais assertivo para você?

Todo mundo sabe que nos últimos anos, a poupança e os títulos públicos têm apresentado uma rentabilidade muito baixa. Se o seu sonho é ter mais dinheiro no futuro e garantir a aposentadoria dos sonhos, é importante diversificar seus investimentos e estudar maneiras de rentabilizar seu patrimônio. Confira algumas dicas importantes antes de começar a investir em Bitcoin:

1. Visão de futuro

Escolher investir em Bitcoins é uma decisão que deve ser tomada com foco no futuro. Mesmo sendo muito volátil, conseguir uma bolada atualmente não é mais tão fácil como no lançamento da moeda. Hoje é preciso observar passado, presente e tentar prever o futuro para fazer as escolhas certas. É crucial ter visão de longo prazo e constância para entender os riscos do investimento em criptomoedas. Comece pequeno, comprando pouco e vá experimentando devagar os riscos e vantagens deste tipo de investimento.

2. Gestão de ansiedade

Ansiedade é o mal do século e afeta muitos investidores que temem perder dinheiro. No caso das moedas digitais, deve-se haver inteligência emocional e muita paciência. No primeiro momento, pode ser que você venha a se assustar com a volatilidade da moeda. Mas essa é uma condição inerente ao conceito Bitcoin. Por isso, esteja preparado para as oscilações bruscas dos seus ativos.

3. Observação constante

Você deve observar com cautela todos os movimentos do mercado. Aguce sua percepção através da observação. Fique de olho nos momentos de queda no valor da moeda para comprar mais. Com observação, você pegará confiança e saberá compreender mais nitidamente a sistemática deste mercado financeiro.

4. Conhecimento é o principal ativo

Saber onde pisa depende de você. Antes de investir em Bitcoin, você deve pesquisar sobre a moeda, seus usos e tendências de valorização. Adquira conhecimento sobre um mercado inovador que está em transformação, principalmente pela sua alta volatilidade e oscilação. Isso requer um posicionamento assertivo e rápidas tomadas de decisão. Esteja sempre atento a todas as informações e novidades do segmento.

Como investir em Bitcoins

São diversas maneiras de investir em Bitcoins e adquirir suas primeiras moedas digitais. Você pode adquirir cotas, negociando com corretoras que são especialistas no assunto. Também é possível investir através da aquisição de cotas de fundos, diminuindo os riscos do investimento para quem ainda não se sente ainda muito seguro neste mercado.

Diferentemente de ações de empresas, criptomoedas não são negociadas nas bolsas de valores. Assim, uma das formas de se investir neste mercado é por meio de uma corretora especializada em criptomoedas, também conhecidas como “exchanges”. Estas entidades atuam como uma plataforma responsável para aproximar vendedores e compradores. Através delas, é possível comprar o ativo. O mecanismo é similar à compra e venda de ações.

Se você deseja investir em bitcoins, a primeira coisa que deve ser feita é abrir uma conta na exchange, preenchendo um cadastro com dados pessoais. Algumas corretoras adotam mecanismos extras de proteção, como tokens. Depois, basta transferir dinheiro para a conta e começar a operar.
Antes de escolher abrir uma conta, é importante analisar a liquidez da exchange (capacidade e velocidade de compra e venda) e os custos que serão cobrados.

As principais vantagens de se investir em Bitcoin

Se você ainda está em dúvida sobre investir em Bitcoin, vale a pena observar algumas mecânicas de seu funcionamento que são benéficas para os investidores. A primeira grande vantagem do Bitcoin sobre as moedas tradicionais é a liberdade de fazer pagamentos. É possível receber, transferir e movimentar quando e onde quiser. Outro benefício das criptomoedas está na sua lógica sofisticada e disruptiva de funcionamento. Taxas mais baixas que as oferecidas pelo mercado tradicional também são excelentes vantagens para os investidores de Bitcoin. Em alguns casos, há isenção total de taxas entre transações. Outra grande vantagem é a segurança. O sistema tecnológico que oferece proteção aos usuários em todas as transações é, com certeza, o mais avançado no mercado financeiro global.

Compartilhe este conteúdo

Simule seu investimento aqui

Oferecemos uma alternativa lucrativa para aplicar seu dinheiro de forma segura e profissional, com retorno consideravelmente superior ao de qualquer aplicação básica oferecida hoje no mercado.

Que tal acompanhar a performance dos nossos investimentos?

Preencha o formulário abaixo com seus dados e o valor do investimento (em US$) a ser simulado. Na sequência enviaremos no seu e-mail um link de acesso ao nosso sistema, onde você poderá conferir o quanto este dinheiro teria rendido nos últimos 12 meses.